Escolas
 
Escolas
 
 
EB2,3 Moinhos da Arroja

EB2,3 Moinhos da Arroja (Escola Sede)

Níveis de ensino: 2º Ciclo e 3º Ciclo

A EB2,3 Moinhos da Arroja é fisicamente constituída por dois edifícios cobertos: um bloco único com dois pisos e um pavilhão gimnodesportivo. No edifício onde funciona a EB 2,3 estão concentrados os serviços administrativos do Agrupamento e a direção; a reprografia, Biblioteca Escolar, Refeitório e o Bufete que servem também os alunos da EB 1/JI Porto Pinheiro. Existe um pavilhão polidesportivo fora do edifício que permite a prática da educação física e serve a comunidade envolvente.

Contactos

EB1/JI de Porto Pinheiro

EB1/JI de Porto Pinheiro

Níveis de ensino: Pré-escolar e 1º Ciclo

Na EB1/JI Porto Pinheiro funciona o 1º ciclo que possui 12 salas de aula, uma Biblioteca Escolar integrada na RBE, um ginásio polidesportivo e várias salas/gabinetes de trabalho.
O JI de Porto Pinheiro é composto por 3 salas de atividades, 1 sala polivalente, destinada também à CAF, 1 gabinete de docentes, 1 sala de pequenos grupos. 
No pátio existe um campo de jogos e estruturas de diversão para os alunos do pré-escolar e para os alunos do 1º ciclo.

Contactos

EB1/JI Manuel Coco

EB1/JI Manuel Coco

Níveis de ensino: Pré-escolar e 1º Ciclo

A escola funciona desde 1994. Já possuiu diversas designações: Escola nº 9 de Odivelas, Escola nº 8 de Odivelas, EB1 Famões nº1- Pontinha, EB1 nº 7 de Odivelas e atualmente designa-se por EB1/JI Manuel Coco, em homenagem ao moleiro da Arroja que era proprietário de alguns dos moinhos ainda hoje visíveis no bairro. A família do moleiro é hoje proprietária de uma panificação na Arroja velha.

A E.B 1/JI Manuel Coco, escola do 1º ciclo, que anteriormente se denominava EB1Nº7 de Odivelas, foi objeto de profunda intervenção de requalificação por parte da CMO durante o ano letivo de 2008/2009, tendo sido ampliada com a construção de um novo edifício onde se situam uma ala com Jardim de Infância e outra com Refeitório com Cozinha, uma Biblioteca, sala para o ATL, gabinetes de trabalho, sala de coordenação, e no 1º piso quatro salas de aula. Com as obras foi totalmente remodelado o pavilhão polidesportivo que permite a prática de atividade desportiva.

O JI Manuel Coco ocupa uma ala na EB1/JI Manuel Coco sendo composto por 3 salas de atividades, 1 sala polivalente, destinada também à CAF/AF, 1 gabinete de docentes, instalações sanitárias para crianças, adultos e pessoas com deficiência e arrecadações.
O exterior está bem equipado com dois brinquedos adequados à faixa etária a que se destinam: um para as crianças do pré-escolar e outro para os alunos do 1º ciclo.

Também os espaços exteriores foram objeto de ampliação e requalificação com a construção de um campo de jogos, que apenas peca por ainda não ter sido marcado nem equipado com as balizas e tabelas de basquetebol que lhe são devidos.

Contactos


JI Dr. João Santos

JI Dr. João Santos

Níveis de ensino: Pré-escolar

O Jardim de Infância Dr. João Santos, está inserido no bairro da Arroja, na zona norte de Odivelas, sendo o primeiro estabelecimento de ensino de educação pré-escolar, que inicialmente se denominava Jardim de Infância da Arroja.

O Jardim de Infância Dr. João Santos encontra-se instalado num edifício construído de raiz, em 1981. Primeiro pertenceu à Junta de Freguesia de Odivelas, sendo o pessoal docente requisitado ao Ministério de Educação e o pessoal não docente colocado pela própria Junta de Freguesia. Em 26 de Janeiro de 1996, o Jardim de Infância foi criado pela portaria nº 17-C/, 96 passando o pessoal docente a ser colocado pelo Ministério da Educação, mediante concurso e o pessoal não docente pela Autarquia (Câmara Municipal e Junta de Freguesia).

Recentemente, o bairro foi requalificado pela autarquia, tendo sido construídos novos empreendimentos, no local designado por O Alto da Mãe D’Água, destinados a jovens e ao realojamento das famílias que habitavam casas pré-fabricadas e outras oriundas de freguesias do concelho de Odivelas. Serve uma população com um nível cultural e socioeconómico médio/baixo e os habitantes, na sua maioria são de etnia cigana e oriundos dos PALOP.

O estabelecimento de ensino encontra-se instalado num edifício construído de raiz, em 1981.

Possui ótimas instalações com três salas de atividades, duas delas com área para a prática de atividades plásticas e a outra com arrecadação. Possui ainda uma sala polivalente, destinada a refeitório, atividades de grande grupo e para as atividades da CAF; uma arrecadação, um gabinete com arrecadação, uma pequena cozinha com despensa, instalações sanitárias, um pátio interior a descoberto, um pátio exterior com um parque infantil muito degradado.

Dispõe também de boas condições de arejamento e de iluminação natural e artificial.

Contactos


 
   
Nunca deixe de estar informado! Esclareça as suas dúvidas!
  • CONTACTOS
  • Rua Fernando Lopes Graça, N6
    2675-549 Odivelas
    Portugal

  • TEL.: 219 348 850
    FAX: 219 348 853

  • geral@aemoinhosarroja.pt
    secretaria@aemoinhosarroja.pt