Bem-vindo � nossa p�gina!

Nota � navega��o com tecnologias de apoio

Nesta p�gina encontra 1 elemento auxiliar de navega��o que permite saltar para o conte�do principal (tecla de atalho 1) | Saltar para o conte�do principal (tecla de atalho 1)
ERASMUS K229 - 2020/23

Projeto ERASMUS KA229 2020/23

Projeto Erasmus+ KA229

Síntese do Projeto Erasmus+ KA229 - "Há Mar e Mar... Há todo um Oceano para Cuidar" (N.º 2020-1-PT01-KA229-078877)

A iniciativa desta candidatura faz parte de um movimento internacional mais amplo, que busca orientar e operacionalizar ações estratégicas capazes de proteger os oceanos. A Organização das Nações Unidas (ONU), na sua agenda 2030, definiu 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável do planeta, entre os quais está o objetivo 14 “Proteger a vida marinha”. Para o desenvolvimento deste objetivo, o trabalho da UNESCO também foi associado com a definição de 7 princípios que promovem a literacia oceânica. É nossa intenção operacionalizar os seguintes princípios da UNESCO: Princípio 2. O oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica terrestre; Princípio 5. O oceano suporta uma imensa diversidade de vida e ecossistemas; Princípio 6. O oceano e a humanidade estão fortemente interligados.

Para o ensino da literacia oceânica, as escolas devem desenvolver atividades vinculadas ao currículo, articulando-as com os conteúdos programáticos de cada disciplina/ área de estudo. Pretendemos contribuir, assim, para a formação de alunos críticos e reflexivos, capazes de enfrentar os desafios da sociedade atual.

A nossa questão prioritária é: “Que lixo encontramos nas praias perto de nós? Quais são as consequências desses resíduos nos ecossistemas marinhos e nos humanos?”. Os objetivos específicos deste projeto são:
- Promover ações sustentáveis de conservação e preservação dos oceanos em articulação com o currículo de várias disciplinas nos diferentes ciclos de ensino;
- Desenvolver a literacia oceânica apresentando soluções;
- Combinar a literacia oceânica com STEAM;
- Recolher material natural e não natural nas praias visitadas, de forma a proceder à observação / análise / classificação / comparação / estabelecimento de conclusões sobre o material recolhido;
- Dinamizar atividades laboratoriais com base nos elementos recolhidos nas saídas de campo, procedendo ao tratamento dos dados;
- Dinamizar atividades artísticas, transformando o lixo em arte;
- Participar de ações de ativismo ambiental;
- Desenvolver ações de consciencialização da comunidade local promovendo a proteção dos oceanos;
- Trabalhar a leitura como domínio transversal ao currículo, articulando-a com outras formas de expressão;
- Produzir materiais de apoio;
- Divulgar o trabalho criando ações de formação para professores.

As equipas pedagógicas de cada escola parceira, por integrarem professores de diferentes níveis de ensino e de diferentes disciplinas, irão criar um conjunto de atividades que visam promover a literacia oceânica de forma holística e com diferentes níveis de aprofundamento. Os princípios do oceano selecionados serão trabalhados a partir de diferentes perspetivas: ambiental, cívica, artística, literária, cultural, biológica, química / física e matemática.

As nossas atividades estão organizadas em torno de 5 grandes áreas:
- Atividades experimentais com e sem saídas de campo;
- Atividades de ativismo ambiental (Brigadas Ecológicas/ Embaixadores do Mar);
- Atividades artísticas inovadoras (objetos artísticos a partir do lixo recolhido);
- Atividades de sensibilização;
- Formação (formação de professores para divulgação de boas práticas).

Os resultados esperados são:
- Formação de equipas pedagógicas, promovendo a articulação vertical e holística do currículo;
- Dinamização de ações formativas;
- Desenvolvimento de um programa comum, aplicável no futuro, construindo uma base de recursos;
- Promoção da multiliteracia utilizando diferentes ferramentas digitais e produzindo subprodutos;
- Criação de um e-book coletivo traduzido para todos os idiomas dos parceiros;
- Realização de 1 oficina, em todas as escolas parceiras, para transformação de lixo em arte;
- Participação em atividades de ativismo ambiental: 1 recolha de lixo marinho + 1 campanha de consciencialização junto da comunidade local.

Ao longo do projeto, pretendemos utilizar as ferramentas Google Earth e Marine LitterWatch (uma ferramenta desenvolvida pela EEA - Agência Europeia do Ambiente), as quais permitem a partilha internacional dos dados recolhidos.

Novidades sobre o Projeto

Nunca deixe de estar informado! Esclareça as suas dúvidas!
  • CONTACTOS
  • Rua Fernando Lopes Graça, N6
    2675-549 Odivelas
    Portugal

  • TEL.: 219 348 850
    FAX: 219 348 853

  • secretaria@aemoinhosarroja.pt

  • logo RBE
  • logo Ler+
  • logo Ciência Viva
  • logo Plano Nacional das Artes
  • logo Eco-Escolas
  • logo Escola Azul
  • logo Erasmus
  • logo eTwinning
  • logo Sem Bullying Sem Violência