Bem-vindo � nossa p�gina!

Nota � navega��o com tecnologias de apoio

Nesta p�gina encontra 1 elemento auxiliar de navega��o que permite saltar para o conte�do principal (tecla de atalho 1) | Saltar para o conte�do principal (tecla de atalho 1)

PROJETO ERASMUS+ KA229 "HÁ MAR E MAR... HÁ TODO UM OCEANO PARA CUIDAR"

No âmbito do Projeto Erasmus+ KA229 - School Exchange Partnerships (Agreement Number 2020-1-PT01-KA229-078877) “There is sea and sea ... there is an entire ocean to take care of!”, alunos da Brigada Ecológica/ Embaixadores do Mar do Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja participaram na última mobilidade deste projeto ERASMUS+, a qual teve lugar entre 28 de maio e 3 de junho de 2023. Decorreu na Estónia, em Tallinn, local onde se localiza uma das escolas parceiras deste projeto: a escola Sakala Eragumnaasium.  Esta cidade é a capital, centro financeiro, e a maior cidade da Estónia, localizada no golfo da Finlândia, na costa norte do país junto ao mar Báltico, a 80 quilómetros a sul de Helsínquia.

No 1º dia de atividades de aprendizagem, dia 29 de maio, durante o período da manhã, tivemos a receção  às delegações das escolas dos diferentes países no auditório da escola anfitriã. Os nossos colegas estonianos esmeraram-se e brindaram-nos com diferentes apontamentos musicais. Seguidamente, nós, alunos, participámos em ice-breaking games, com a finalidade de nos conhecermos melhor, enquanto os professores realizavam uma visita guiada à escola. Divertimo-nos bastante nesta atividade, que permitiu criar uma maior confiança e proximidade entre todos os alunos participantes nesta mobilidade. Depois, e já fora da escola, os nossos colegas da Estónia prepararam uma espécie de caça ao tesouro pelo centro histórico da capital, para ficarmos a conhecer melhor as ruas de Tallinn e um pouco da sua história. No período da tarde, após o almoço, tivemos um workshop musical (só para alunos), apenas com o objetivo de fazer exercícios vocais  com o professor de música da escola anfitriã. Em simultâneo, os professores tiveram uma visita guiada, outra vez, ao centro histórico da “Old Town”. No final da tarde, os estudantes da mobilidade voltaram para casa das suas “novas” famílias.

O segundo dia de trabalhos (30 de maio) começou com as nossas famílias de acolhimento a levarem-nos  para a praia de “Sinilipu Rannaala”, numa área chamada Pirita. Aqui, à semelhança das outras mobilidades, fomos divididos em grupos e procedemos à limpeza da praia, recolhendo o lixo que encontrávamos. A praia, felizmente, tinha pouco lixo, parece que o Mar Báltico não está tão poluído como o Mar Mediterrâneo! Depois de recolhermos o lixo, cada um dos alunos trouxe o seu lanche e fizemos um piquenique na praia. Quando acabámos o lanche, fizemos dois jogos relacionados com o mar e a poluição marinha. Um dos jogos tinha cinco baldes e cada um estava identificado com um tipo de lixo (como plástico, papel…), depois, a professora dava-nos uns papéis com imagens e  tínhamos de as pôr no balde certo. No outro jogo, deram-nos pedaços de frases (palavras) e tínhamos de formar frases relacionadas com o mar e a sua poluição. No fim dos jogos, saímos da praia e fomos de autocarro até à área de Port Noblessner, para almoçarmos no restaurante da “Proto Invention Factory”. Seguidamente, visitámos este centro de experiências, localizado numa fundição de uma antiga fábrica ultrassecreta de submarinos russos, que oferece aos visitantes dezenas de atrações baseadas em tecnologia inovadora, ligada à realidade virtual, e uma atmosfera emocionante de invenções espantosas da era de Júlio Verne. Foi muito interessante, pois entrámos virtualmente dentro de submarinos para explorar o fundo do mar, andámos de balão de ar quente, montámos artefactos numa fábrica… E o dia de aprendizagem de 3ª feira chegou ao fim.

O dia 31 de maio (4ª feira) começou na Universidade Técnica de Tallinn. Foi-nos proporcionada uma Masterclass sobre reciclagem de resíduos, por um lado, e, por outro, sobre o problema da contaminação dos ecossistemas aquáticos. De seguida, nós, os alunos, divididos em pequenos grupos, realizámos algumas atividades laboratoriais: um grupo tentou descobrir os vários tipos de plástico e o outro produziu papel a partir de restos de papel e de algas. Em simultâneo, os docentes beneficiaram de uma visita guiada a esta universidade. Posteriormente, já no centro de Tallinn, em Freedom Square, realizámos uma distribuição de folhetos de sensibilização para a poluição dos oceanos às pessoas que por ali passavam. Após o almoço na cantina da escola, no período da tarde, participámos num workshop de trabalhos manuais: construímos alforrecas com pedaços de tecido, de ganga e com tiras refletoras e, ainda, decorámos uma pintura da praia com pedras, algas e folhas. 

O quarto dia desta mobilidade, 1 de junho (5ª feira), começou bem cedo, em Sakala School, e seguimos todos para o autocarro. Deslocámo-nos até Paide, uma localidade entre Tallinn e Tartu, onde visitámos o Museu de Atividades Witteenstein. Aqui, alunos e professores puderam contactar com diferentes períodos da história da Estónia. Seguimos viagem até à segunda maior cidade da Estónia - Tartu. Depois do almoço, no período da tarde, visitámos o Centro de Ciência AHHAA, onde assistimos a um maravilhoso espetáculo com várias experiências sobre a água, sendo colocadas algumas questões sobre os diferentes estados da água; Como é que a água nos pode proteger do fogo? Fazer fogo com água, será possível? 

Podem assistir a uma parte deste show aqui (a nossa colega Mariana Clara fez parte deste número☺): https://drive.google.com/file/d/1f7r8ozbPs3V2s58vDJrpHaoyKRBFj_6U/view?usp=sharing
No Centro, pudemos ainda experimentar outras exibições interativas. No final do dia, regressámos novamente a Tallinn e, pelo caminho, como a viagem era longa, parámos para lanchar em Tikupoiss. 

O último dia de todo o Projeto Erasmus+ KA229 (2 junho) começou pelas 10:45, com uma visita ao “Estonian Open Air Museum”, onde as delegações foram separadas em dois grupos. Aqui, assistiram a várias partes de uma exposição que contava a história deste país, ao longo dos séculos. A guia que acompanhou as equipas, no museu ao ar livre, foi explicando cada parte do recinto, passando por casas ancestrais, casas do tempo da Segunda Guerra Mundial e, mesmo no final da visita, as casas de hoje em dia.  Após esta visita, todos regressámos de autocarro público para a escola Sakala, para o último almoço na cantina da escola. 
Depois do repasto, começou a última atividade do programa: a cerimónia de despedida e entrega dos certificados. Para começar, com a ajuda dos professores de música da Turquia e da Estónia, todos cantaram a música deste Erasmus (o hino), um momento emocionante. Foi transmitido também um vídeo sobre a escola e os seus projetos de música e, sem se perder muito tempo, procedeu-se logo de seguida à entrega dos diplomas por delegação. Seguidamente, deu-se início às apresentações culturais de cada país: a alegre dança da delegação italiana, um apontamento musical da Turquia, uma dança coletiva da Bulgária, as marchas populares da delegação portuguesa (podem assistir à nossa atuação clicando aqui: https://drive.google.com/file/d/12FpAAGgXu-X7MLgpIkbO0NoKz-0_c3Xs/view?usp=sharing ), acompanhada dos seus manjericos, e, finalmente, uma divertida roda de dança em que os estonianos foram trazendo todos os participantes para dançar.  

Depois da festa, partiu-se o tradicional bolo Erasmus, mais uma vez, muito saboroso. E, para acabar com a chave de ouro, a cereja no topo deste bolo final, transmitiu-se o vídeo final alusivo a esta mobilidade, em que se mostraram todas as atividades, amizades, vivências e memórias que irão permanecer em todos os alunos e professores, certamente, durante muito tempo. Como das outras vezes, ainda escapou uma lágrima ou outra a alguém mais emocionado, mas o facto de ser a última vez que todos se veriam, tal ambiente trazia um clima diferente a tudo. Mas tudo tem um final e este não poderia ser mais feliz, onde pudemos olhar para trás e orgulharmo-nos de tudo o que fizemos durante este projeto. Obrigado a todos!


Clique no documento em baixo para consultar o programa desta mobilidade.



Em cada mobilidade é necessário proceder à avaliação da mesma, através do preenchimento de um questionário por parte dos diferentes intervenientes. No caso da mobilidade C6 - Estónia, os questionários foram distribuídos a alunos, a docentes e a encarregados de educação de todas as escolas.

Clique no documento em baixo para consultar a avaliação da mobilidade C6 - Estónia.

Nunca deixe de estar informado! Esclareça as suas dúvidas!
  • CONTACTOS
  • Rua Fernando Lopes Graça, N6
    2675-549 Odivelas
    Portugal

  • TEL.: 219 348 850
    FAX: 219 348 853

  • secretaria@aemoinhosarroja.pt

  • logo RBE
  • logo Ler+
  • logo Segurança Digital
  • logo Ciência Viva
  • logo Plano Nacional das Artes
  • logo Eco-Escolas
  • logo Escola Azul
  • logo Erasmus
  • logo eTwinning
  • logo eTwinning
  • logo Sem Bullying Sem Violência
  • logo Network of European Blue Schools
  • Guião e Regulamento para atribuição do Selo Escola Saudável 2021-2023
  • Erasmus +
  • Ubunto