Repensar o ano letivo como forma de melhorar a aprendizagem dos alunos - organização em dois semestres
Tendo como princípio orientador que a avaliação deve ser sustentada por uma dimensão formativa, pretende-se:
• incentivar o envolvimento dos alunos e das famílias;
• reforçar o contributo da avaliação contínua, na gestão do processo de aprendizagem;
• registar/valorizar toda a informação relativa às aprendizagens essenciais e às competências inscritas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória;
• acompanhar os alunos, ao primeiro sinal de dificuldade.
Consideraram os agrupamentos e escolas envolvidas que a organização do ano letivo em dois semestres é a que mais favorece o desenvolvimento de estratégias promotoras de aprendizagens significativas pelos alunos. Assim, o calendário escolar desenvolve-se em dois semestres com o mesmo número de dias, cumprindo:
• a duração do ano letivo;
• as datas de início e final do ano letivo;
• o número de dias de aulas e o número de dias de interrupções letivas;
• o respeito das datas festivas do Natal e Páscoa.
Calendário para os ensinos básico e secundário
|
Semestres
|
Início
|
Termo
|
1.º
|
16 de setembro de 2022
|
27 de janeiro de 2023.
|
2.º
|
6 de fevereiro de 2023
|
- 7 de junho de 2023— 9.º ano de escolaridade.
- 14 de junho de 2023 — 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos de escolaridade.
- 30 de junho de 2022 — Educação pré-escolar e 1.º ciclo.
|
Dias do Agrupamento – a definir
Calendário
Interrupções das atividades letivas para os ensinos básico e secundário
|
Interrupções
|
Início
|
Termo
|
1.ª
|
21 de novembro de 2022
|
22 de novembro de 2022
|
2.ª |
23 de dezembro de 2023 |
2 de janeiro de 2023 |
3.ª
|
30 de janeiro de 2023
|
3 de fevereiro de 2023
|
4.ª
|
3 abril 2023
|
12 abril 2023
|
Reuniões intercalares e de avaliação
|
Avaliação 1.º Semestre
|
30 de janeiro a 1 de fevereiro
|
Avaliação 2.º Semestre
|
9.º - depois de 7 de junho
|
5.º, 6.º, 7.º e 8.º - depois de 14 de junho
|
Pré-escolar e 1.º - depois de 30 de junho
|
Intercalares 1.º Semestre
|
21 e 22 de novembro
|
Intercalares 2.º Semestre
|
3 e 4 de abril
|
Calendário das provas de aferição do ensino básico
|
Fase única
|
Entre 2 e 11 de maio |
Sexta-feira
2 de junho
|
Segunda-feira
5 de junho
|
Terça-feira
6 de junho
|
Quinta-feira
7 de junho
|
Quinta-feira
15 de junho
|
Terça-feira 20 de junho
|
2.º ano
Educação Artística (27)
Educação Física (28) |
Turno 1
9h30 — 5.º ano
Português (55)
Português Língua
Segunda (52)
|
Turno 1
9h30 - 8.º ano
Ciências Naturais e Físico-Química (88)
|
Turno 1
9h30 — 5.º ano
História e Geografia de Portugal (57)
|
Turno 1
9h30 — 8.º ano
Matemática (86)
|
Turno 1
9h20 — 2.º ano Português e Estudo do Meio (25)
|
Turno 1
9h30 — 2.º ano
Matemática e Estudo do Meio (26)
|
Turno 2
11h30 — 5.º ano
Português (55)
|
Turno 2
11h30 — 8.º ano
Ciências Naturais e Físico-Química (88) |
Turno2
11h30 — 5.º ano
História e Geografia de Portugal (57)
|
Turno2
11h30 — 8.º ano
Matemática (86)
|
Turno 2
11h20 — 2.º ano Português e Estudo do Meio (25)
|
Turno2
11h30 — 2.º ano
Matemáticae Estudo do Meio (26)
|
Quarta-feira 24 de maio
Entre 16 e 26 de maio
|
Turno 1
10h00 — 8.º ano — Componente de Observação e Comunicação Científicas da prova de Ciências Naturais e Físico-Química (88)
Turno 2
11h00 — 8.º ano — Componente de Observação e Comunicação Científicas da prova de Ciências Naturais e Físico-Química (88)
5.º Ano – Educação Física (59)
8.º Ano – Tecnologias da Informação e Comunicação (89)
|
A disponibilização dos relatórios individuais de provas de aferição (RIPA), dos relatórios de escola de provas de aferição (REPA) e dos resultados globais das provas de aferição tem lugar até ao início do ano letivo de 2023 -2024.
|
ATENÇÃO: O calendário de provas que se segue ainda não está atualizado uma vez que ainda podem decorrer provas de equivalência à frequência.
A
Calendário das provas finais do 3.º ciclo
|
1.ª Fase
|
2.ª Fase
|
Sexta-feira 16 de junho
|
Segunda-feira
19 de junho
|
Sexta-feira
23 de junho
|
Quarta-feira
19 de julho
|
Sexta-feira
21 de julho
|
9h30 — 9.º ano Matemática (92) |
9h30 — 9.º ano PLNM (93) (94)
|
9h30 — 9.º ano Português (91) Português Língua Segunda (95)
|
9h30 — 9.º ano Matemática (92)
|
9h30 — 9.º ano Português (91) Português Língua Segunda (95) PLNM (93) (94)
|
Afixação de pautas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
|
11 de julho
|
Afixação de pautas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
|
4 de agosto
|
Afixação dos resultados dos processos de reapreciação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
|
10 de agosto
|
Afixação dos resultados dos processos de reapreciação. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
|
28 de agosto
|
Período de aplicação da componente de produção e interação orais de PLNM
|
19 de junho a 6 de julho
|
Período de aplicação da componente de produção e interação orais de PLNM
|
De 19 a 31 de julho
|
|
|
|
|
|
|
|
Calendário das provas de equivalência à frequência do ensino básico
|
|
1.ª Fase
|
2.ª Fase
|
Realização das provas
|
1.º ciclo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
|
6 de julho a 18 de julho
|
21 a 28 de julho (1.º cic
2.º e 3.º ciclos
28 a 29 de julho
|
2.º ciclo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
|
20 de junho a 7 de julho
|
3.º ciclo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
|
16 de junho a 7 de julho
|
Afixação de pautas
|
1.º ciclo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
|
19 de julho
|
1 de agosto
|
2.º ciclo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
|
11 de julho
|
4 de agosto
|
3.º ciclo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
|
11 de julho
|
4 de agosto
|
Afixação dos resultados dos processos de reapreciação
|
1.º, 2.º e 3.º ciclos. . . . . . . . . . . . . . . .
|
10 de agosto
|
28 de agosto
|
Nota: uma vez que podem existir alterações aos calendários aqui apresentados, esta informação não dispensa a consulta dos normativos legais.